segunda-feira, 26 de maio de 2014

APAE de Espinosa - Atendendo e garantindo os direitos da pessoa com deficiência


A Apae de Espinosa foi fundada em 03 de julho de 1999, pela terapeuta ocupacional Leanna Maria Antunes Caldeira Sepúlveda junto com um grupo de pais de crianças que necessitavam de atendimento e apoio especializado. Em 2000 a Entidade abriu suas portas e começou a funcionar. As famílias espinosenses e seus usuários passaram a partir deste período ter a Apae como referência de atendimento à pessoa com deficiência no município, atendendo as pessoas da zona urbana, zona rural e municípios circunvizinhos.

A Apae é composta por uma diretoria eleita a cada 3 anos e que numa tentativa de ampliar os atendimentos e buscar melhorias para a vida da pessoa com deficiência não mede esforços para oferecer o melhor aos seus usuários. Para o triênio 2014/2016 foi eleita nova diretoria sendo o atual Presidente: o Sr. Gilson Pedro de Oliveira.

Em 2013 a Apae passou a funcionar em sua sede própria, onde hoje os usuários e seus familiares participam de atendimentos especializados com: fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga e de forma preponderante têm atendimentos, acompanhamento e encaminhamentos na área de assistência social, assim como, estes participam de oficinas de capacitação e geração de renda, tendo na entidade um laboratório de informática e uma sorveteria onde são desenvolvidas a oficina de produção de sorvetes e picolés; e ainda em parceria com a rede são ofertados aos usuários oportunidade de participarem de oficinas como: culinária, artesanato, entre outras, o serviço social em parceria com a equipe de multiprofissionais desenvolve de acordo a demanda de cada grupo temas de acordo especificidade tais como: orientações, autoestima, convívio, família e autista.

A Apae é entidade mantenedora da Escola de Ensino Especial que oferece atendimentos da Educação básica na: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos 1° e 2º Segmentos, sendo atendidos neste ano de 2014 o total de 90 alunos com idade entre 04 e 56 anos. Com a premissa maior de garantir os direitos da pessoa da pessoa com deficiência, essas atividades têm favorecido a formação e a preparação dos usuários para a vida.

Atualmente a entidade adquiriu um espaço para construção de uma área lazer que trará maior comodidade e maiores possibilidades de atendimento aos usuários. Assim, a Apae se constitui entidade de atendimento, onde a pessoa com deficiência e suas famílias têm acesso aos serviços socioassistenciais, oficinas de capacitação, formação para o trabalho, a aprendizagem sistematizada na Escola Especial e atendimentos de reabilitação na área da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário