quinta-feira, 21 de agosto de 2014

ACONTECEU NA ULTIMA SEXTA FEIRA (15/08) EM ESPINOSA . . .







Foi realizado o 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DE ESPINOSA PARA O SELO UNICEF, que contou com profissionais de todas as áreas: saúde, educação, assistência social, segurança publica, sociedade civil, e é claro adolescentes de diversas instituições de ensino de nossa cidade, tanto municipal quanto estadual.
O Fórum é uma das ações obrigatórias para que o município consiga identificar problemas e desenvolver políticas de combate aos perigos que cercam as crianças e os adolescentes.
Espinosa orgulha-se de ser um município aprovado pelo UNICEF e a Prefeitura na gestão de Lúcio Balieiro, fará o possível para que continue assim, e com isso melhorar a qualidade de vida de nossas crianças e jovens, disse a Secretária de Assistência Social Dona Míriam.

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

A primeira experiência do Selo UNICEF ocorreu no Ceará, em 1999, onde foram realizadas três edições estaduais. Em 2005, o Selo foi ampliado para todo o Semiárido e, em 2009, para a Amazônia Legal Brasileira.

Em 2013, mais de 1.600 municípios do Semiárido e da Amazônia inscreveram-se na atual edição do Selo UNICEF Município Aprovado Edição, que se encerra em 2016.

Os municípios que se inscrevem no Selo são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. O UNICEF, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do ciclo do Selo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo UNICEF Município Aprovado.

Parabéns aos envolvidos e que Espinosa continue buscando melhoria na qualidade de vida de seu povo!






















Nenhum comentário:

Postar um comentário